As ações da operação-padrão continuarão nesta sexta-feira (6) e serão definidas pelos Auditores conforme as unidades e os processos de trabalho, mas mantendo equipes para a análise e desembaraço das cargas prioritárias estabelecidas em lei, como remédios e cargas vivas. Um exemplo dessa intensificação foi observado em Uruguaiana (RS), onde houve uma maior verificação documental de cargas e veículos que transitam no porto seco rodoviário, resultando em filas de caminhões.
Segundo o Sindifisco, essas ações representam uma intensificação do estado de mobilização que teve início em julho. Além disso, destacou-se a falta de cumprimento de um acordo por parte do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com a instalação da Mesa Específica e Temporária da categoria para discussão das pautas.
Essa movimentação dos auditores-fiscais da Receita Federal tem como objetivo chamar a atenção para as demandas da categoria e pressionar as autoridades a atenderem às reivindicações feitas. A operação-padrão nas aduanas pode impactar o fluxo de cargas e veículos, causando possíveis transtornos no processo de importação e exportação. A categoria promete continuar com as ações até que suas demandas sejam atendidas de forma satisfatória.