O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o apagão foi ocasionado pelo desligamento dos dois circuitos da Linha de Transmissão 230 kV Lechuga Manaus, o que resultou no desligamento da maior parte do sistema. Uma sala de situação foi montada pelo MME para monitorar o fornecimento energético e investigar as causas do incidente. Um relatório será elaborado para analisar a ocorrência, com ênfase na identificação da causa raiz que originou o desligamento.
A Amazonas Energia, empresa distribuidora de energia, comunicou por meio das redes sociais que os serviços elétricos em Manaus e Presidente Figueiredo já foram restabelecidos, e o processo de normalização está sendo realizado gradualmente à medida que é autorizada a retomada da carga pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Além dos problemas com a energia elétrica, a falta de água também se tornou um desafio para a população. A Águas de Manaus, concessionária responsável pelo abastecimento de água na cidade, afirmou que as estações de tratamento de água I e II, localizadas no Complexo da Ponta do Ismael, tiveram seu funcionamento interrompido devido ao apagão. Isso levou a oscilações no abastecimento de água em mais de cem áreas atendidas pela concessionária. Após o restabelecimento da energia, o serviço está sendo retomado de forma gradual.
O incidente levou muitos moradores a enfrentarem dificuldades, com impacto direto em suas rotinas diárias. A volta completa do fornecimento de energia e água é aguardada com expectativa pela população das cidades afetadas, que espera um retorno à normalidade o mais breve possível.