Apagão afeta transporte ferroviário em várias cidades do Brasil.

Apagão de energia afeta transporte público em diversas regiões do país

Nesta terça-feira (15), o Brasil enfrentou um apagão de energia que causou problemas e afetou o transporte público sobre trilhos em diversas regiões. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a luz foi restabelecida totalmente nas regiões Sudeste e Sul do país às 11h40. O apagão atingiu 25 estados e o Distrito Federal, de acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), e ocorreu às 8h31.

São Paulo

Em São Paulo, os trens da linha 4-amarela do metrô, operada pela ViaQuatro, circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações. O problema afetou toda a linha, que chegou a ficar parcialmente interrompida. Além disso, a linha 15-prata do monotrilho, operada pelo Metrô, também foi afetada pela falha de energia. Os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada em razão de falha causada no sistema de portas de plataforma na estação Vila Prudente. As estações ficaram lotadas, assim como as plataformas, e os passageiros enfrentaram dificuldades para entrar nos trens.

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, os trens não circularam, e as estações ficaram fechadas durante parte da manhã. A concessionária Metrô BH informou que somente a partir das 9h começou o processo de normalização do sistema.

Ceará

O Metrô de Fortaleza também teve seu funcionamento afetado, de acordo com o operador Metrofor. O problema ocorreu na linha Sul, e o VLT de Sobral teve a operação suspensa por questões de segurança. As operações foram normalizadas às 11h46.

Bahia

Em Salvador, as operações do sistema metroviário entre a capital baiana e a cidade de Lauro de Freitas ficaram temporariamente suspensas por conta da interrupção no fornecimento de energia. Segundo a CCR Metrô, os clientes que estavam nas estações foram orientados a evacuar as plataformas, assim como aqueles que estavam dentro dos vagões. Os passageiros precisaram caminhar sobre os trilhos devido à falta de energia. Até por volta das 13h, a linha 1 continuava paralisada, enquanto a linha 2 operava normalmente.

Em Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro, os operadores do transporte público afirmaram que não houve reflexos do apagão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo