Alunos do Ensino Médio de São Paulo podem indicar opções de cursos superiores até 8 de dezembro pelo Provão Paulista.

Os estudantes que estão no terceiro ano do Ensino Médio já podem começar a indicar para quais cursos superiores pretendem concorrer por meio do Provão Paulista Seriado. Este novo modelo, lançado pelo Governo de São Paulo, substituirá o antigo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Os alunos matriculados nas escolas técnicas estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) e de outras redes estaduais e municipais de São Paulo terão acesso direto ao ensino superior em instituições renomadas como as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

As inscrições para o Provão Paulista devem ser feitas até o dia 8 de dezembro por meio do Portal de Escolha de Vagas, disponível no endereço provaopaulistaseriado.vunesp.com.br. Os exames serão aplicados automaticamente para todos os alunos, incluindo redação no segundo dia de provas para as turmas da terceira série.

A avaliação da terceira série do Ensino Médio está marcada para os dias 28 e 29 de novembro, sendo que no segundo dia de provas os alunos terão uma hora a mais de duração devido à redação. Já os estudantes da primeira e segunda séries farão as provas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Os estudantes devem acessar o portal para informar o número de Registro do Aluno (RA) e inserir suas informações pessoais, preencher um relatório socioeconômico e definir uma senha de acesso ao sistema. É possível optar por cursos de diferentes instituições, localidades e áreas do conhecimento. Até o dia 8 de dezembro, os alunos poderão alterar suas escolhas no site e indicar até três opções de cursos nos grupos 1 e 3. No primeiro grupo é possível selecionar até duas instituições diferentes e, no caso das Fatecs, pode escolher até cinco cursos.

Os resultados dos exames serão divulgados pela Secretaria da Educação na segunda quinzena de janeiro de 2024. A expectativa é que mais de 15 mil vagas estejam disponíveis para o ano letivo de 2024, com ingresso dividido entre o primeiro e o segundo semestre. Este é mais um avanço do Governo de São Paulo no sentido de facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior, expandindo as oportunidades de qualificação e formação profissional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo