De acordo com a direção da escola, a agressão teria sido motivada por uma aposta entre a aluna agressora e um colega de sala. A jovem receberia uma quantia de R$ 5 caso batesse na professora. Após o ocorrido, a equipe da escola suspendeu preventivamente os alunos envolvidos por dois dias e instaurou um processo disciplinar para avaliar as sanções adequadas.
A professora registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Botafogo, e a Polícia Civil aguarda o resultado do exame de corpo de delito para dar continuidade às investigações. Segundo o diretor da escola, Ricardo Miranda, Loureiro estava substituindo a professora de inglês da turma no momento da agressão.
O diretor descreveu o ocorrido em um comunicado interno, relatando que a professora estava com a cabeça baixa fazendo anotações quando recebeu o primeiro tapa. Inicialmente, ela acreditou que tivesse sido um esbarrão acidental e não deu muita atenção. No entanto, acabou sendo agredida com mais dois tapas mais fortes. Quando levantou o rosto, deparou-se com dois alunos rindo da situação.
Miranda também informou que os dois estudantes haviam feito uma aposta sobre a coragem da aluna de bater na professora. Após dar o primeiro tapa, a jovem voltou até o colega para cobrar o valor apostado, mas o aluno se recusou a pagar, alegando que o tapa havia sido fraco. A aluna, então, voltou e agrediu a docente com mais dois tapas.
O diretor ressaltou que o colégio tem percebido um aumento significativo de casos de violência entre os alunos. Ele enfatizou a importância de refletir e discutir sobre a escola atual, que enfrenta conflitos geracionais e sociais. Segundo ele, falta respeito, limites e empatia entre os estudantes.
O Colégio Pedro 2º informou que montou uma comissão interna para investigar o episódio. O grupo é formado por três membros do corpo docente e administrativo, que irão ouvir todos os envolvidos e apresentar um relatório final com a proposta de sanção aos alunos à reitoria da unidade. O processo ocorre em sigilo, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.