No último sábado, dia 27, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta laranja de perigo para o forte calor em áreas de seis estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Esse alerta está previsto para durar até o dia 1° de maio. No estado de São Paulo, 372 municípios estão dentro da área afetada por essa onda de calor fora de época.
Entre as regiões do estado de São Paulo com alerta de perigo, estão São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara, Piracicaba e Assis. Essa situação climatológica fora do comum tem chamado a atenção dos meteorologistas, que alertam para a raridade desse fenômeno.
Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, as temperaturas estão muito acima das médias históricas e podem chegar a 40°C em algumas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na capital paulista, os termômetros podem registrar entre 31°C e 33°C ao longo da próxima semana, com uma rápida elevação da temperatura no decorrer do dia.
O sistema de alta pressão sobre o continente tem bloqueado a passagem de frentes frias e dificultado a formação de nuvens que provocam chuvas significativas. Com isso, a expectativa é de que o mês de abril termine com precipitação muito abaixo do esperado para essa época do ano. Os próximos dias seguem com poucas nuvens e predomínio de sol, mantendo as temperaturas elevadas em diversas regiões do país.