O comunicado do Itamaraty pede que brasileiros na Venezuela fiquem atentos à situação de segurança e evitem aglomerações. A Embaixada do Brasil em Caracas está disponível para ajudar em casos de emergência, com um plantão consular ativo. Além disso, o plantão consular geral do Ministério das Relações Exteriores também está disponível para contato.
Após as eleições presidenciais no último domingo, Maduro foi declarado vencedor com 51,21% dos votos, segundo o Conselho Nacional Eleitoral. No entanto, a oposição contestou o resultado, alegando fraude nas urnas. Maduro, por sua vez, acusou um suposto golpe de Estado em andamento no país.
A líder oposicionista María Corina Machado afirmou que a oposição teve acesso a 40% das atas eleitorais que mostrariam a vitória de González, o segundo colocado. Ela solicitou a intervenção das Forças Armadas para garantir a transparência no processo eleitoral.
Existe uma expectativa de que o CNE publique todas as atas com os resultados eleitorais por urna, possibilitando a verificação da consistência dos resultados. Após as eleições, o governo venezuelano optou por expulsar representantes diplomáticos de países como Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai, que contestaram os resultados das urnas.
A situação na Venezuela continua sendo acompanhada de perto pela comunidade internacional, com a preocupação pela estabilidade política e segurança dos brasileiros presentes no país. É importante que todos permaneçam informados e sigam as orientações das autoridades consulares.