Repórter São Paulo – SP – Brasil

Agosto começa com tempo seco e calor intenso em grande parte do país, aponta previsão da Climatempo

A previsão do tempo para o mês de agosto indica que o tempo seco que marcou boa parte do mês de julho, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, deverá se manter em grande parte do território nacional. De acordo com informações divulgadas pela Climatempo nesta terça-feira (30), as altas temperaturas em pleno inverno, que foram observadas ao longo do mês passado, também devem se repetir no próximo mês, especialmente na segunda quinzena.

Segundo os meteorologistas, as temperaturas devem variar entre mínimas de 14°C e máximas que podem chegar aos 22°C, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é de uma elevação das temperaturas, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Norte, devido à atuação de massas de ar quente.

No entanto, a previsão aponta que uma frente fria de maior intensidade deverá ingressar na primeira quinzena de agosto, trazendo consigo uma queda acentuada nas temperaturas e um aumento das chuvas, principalmente nas regiões Sul do país e no leste do Sudeste. As áreas mais afetadas devem ser o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o litoral de São Paulo.

A Climatempo também destaca que, a partir da segunda quinzena do mês, uma nova massa de ar seco se estabilizará na faixa central do Brasil, o que intensificará o cenário de seca. Com isso, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar deverão se tornar mais recorrentes no Centro-Oeste e interior do Nordeste.

O mês de julho foi marcado por dias secos e tardes quentes em várias regiões do país. Por exemplo, a cidade de São Paulo registrou na última semana o menor percentual de umidade relativa do ar entre todas as capitais brasileiras, com apenas 13%. Agosto se inicia com temperaturas em elevação na capital paulista, com os termômetros oscilando entre 13°C e 25°C. Na sexta-feira (2) e no sábado (3), a máxima deve chegar a 27°C, mas as madrugadas e manhãs ainda serão frias, com mínimas entre 12°C e 13°C.

Para esta quarta-feira (31), último dia de julho, a previsão é de que a frente fria que provocou chuvas no dia anterior se afaste, dando lugar a nebulosidade e chuviscos isolados no início do dia. Entretanto, o tempo tende a melhorar ao longo do dia, com o sol aparecendo entre nuvens, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo.

Exit mobile version