Segundo os meteorologistas, as temperaturas devem variar entre mínimas de 14°C e máximas que podem chegar aos 22°C, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é de uma elevação das temperaturas, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Norte, devido à atuação de massas de ar quente.
No entanto, a previsão aponta que uma frente fria de maior intensidade deverá ingressar na primeira quinzena de agosto, trazendo consigo uma queda acentuada nas temperaturas e um aumento das chuvas, principalmente nas regiões Sul do país e no leste do Sudeste. As áreas mais afetadas devem ser o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o litoral de São Paulo.
A Climatempo também destaca que, a partir da segunda quinzena do mês, uma nova massa de ar seco se estabilizará na faixa central do Brasil, o que intensificará o cenário de seca. Com isso, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar deverão se tornar mais recorrentes no Centro-Oeste e interior do Nordeste.
O mês de julho foi marcado por dias secos e tardes quentes em várias regiões do país. Por exemplo, a cidade de São Paulo registrou na última semana o menor percentual de umidade relativa do ar entre todas as capitais brasileiras, com apenas 13%. Agosto se inicia com temperaturas em elevação na capital paulista, com os termômetros oscilando entre 13°C e 25°C. Na sexta-feira (2) e no sábado (3), a máxima deve chegar a 27°C, mas as madrugadas e manhãs ainda serão frias, com mínimas entre 12°C e 13°C.
Para esta quarta-feira (31), último dia de julho, a previsão é de que a frente fria que provocou chuvas no dia anterior se afaste, dando lugar a nebulosidade e chuviscos isolados no início do dia. Entretanto, o tempo tende a melhorar ao longo do dia, com o sol aparecendo entre nuvens, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo.