Durante os dias 26 e 27, agentes da Defesa Civil Estadual irão distribuir uma cartilha desenvolvida pelo Governo de SP com informações úteis para os moradores da Vila Sahy. O material traz orientações de prevenção aos desastres e explicações sobre o processo de demolição dos imóveis interditados e a reconstrução das novas moradias que serão entregues às famílias que ficaram desabrigadas após o deslizamento de terra que atingiu o bairro em fevereiro deste ano.
O Ciclo de Treinamentos para Chuvas de Verão contará, este ano, com oito oficinas presenciais, realizadas em todas as regiões que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil para deslizamento de terra e inundação. Todos os agentes dos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte foram convidados a se inscrever pela plataforma virtual da Escola de Defesa Civil.
As aulas são divididas em dois dias e contam com instrução técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, que aborda os procedimentos para o resgate de animais domésticos. Além disso, a Climatempo discorrerá sobre as condições climáticas previstas para os próximos meses. O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade de São Paulo (CEPED-SP/USP) falará sobre a gestão da logística humanitária. Já a Divisão de Resposta da Defesa Civil abordará os processos necessários para a decretação da situação de emergência e estado de calamidade pública.
No segundo dia, os alunos farão uma vistoria de campo acompanhada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O objetivo é capacitá-los a reconhecerem as características do solo e identificarem sinais que antecedem os deslizamentos de terra em locais de risco, a partir de conceitos geológicos e ambientais.
A agenda das oficinas preparatórias está marcada da seguinte forma: no mês de outubro, haverá treinamentos nos dias 18 e 19 em Guarujá, 24 e 25 em São Sebastião, e 31 e 01/11 em Campinas. Já em novembro, as oficinas acontecerão nos dias 07 e 08 em Sorocaba, 09 e 10 em Campinas, 13 e 14 em São Paulo e Região Metropolitana, 22 e 23 em Itapeva, e 28 e 29 em Registro.
Esses treinamentos e a distribuição de informações auxiliarão os agentes e moradores a estarem preparados para as possíveis ocorrências de chuvas intensas e deslizamentos de terra, contribuindo para a segurança da população e a minimização dos impactos causados por esses fenômenos naturais.