Na manhã desta segunda-feira (14), o Aeroporto Santos Dumont, localizado no centro do Rio de Janeiro, enfrentou atrasos e cancelamentos de voos devido à chuva. A situação gerou filas e reclamações dos passageiros, que buscavam informações sobre seus voos.
Segundo a Infraero, responsável pelo aeroporto, até às 11h, foram registrados 62 voos cancelados e 46 atrasados, considerando partidas e chegadas. A ponte aérea Rio-São Paulo (Congonhas) foi uma das rotas afetadas.
De acordo com a Infraero, as condições meteorológicas adversas iniciaram-se às 6h20 e, por volta das 11h40, os pousos e decolagens já ocorriam com auxílio de instrumentos.
A estatal recomenda que os passageiros entrem em contato com as empresas aéreas para obter informações atualizadas. No entanto, alguns usuários relatam dificuldades para conseguir essas informações.
Um desses passageiros é o médico veterinário Luis Fernando Melo, de 46 anos. Ele tinha um voo marcado para Congonhas às 6h30, porém, teve seu voo cancelado e teve que buscar um ônibus para fazer a viagem.
Melo conta que ficou dentro do avião das 5h45 até por volta de 8h30, quando o piloto anunciou o cancelamento do voo. Ao desembarcar, ele se deparou com uma situação caótica: pessoas sentadas no chão e todos os voos cancelados.
O passageiro afirma que, embora as companhias aéreas não sejam responsáveis pelas condições meteorológicas, os funcionários do aeroporto não foram capazes de atender a todos que buscavam informações.
Parte dos voos afetados foi transferida para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, também conhecido como Galeão, localizado no Rio de Janeiro.
Em nota, a concessionária responsável pelo aeroporto internacional afirmou que o Galeão operava normalmente para pousos e decolagens e recebeu 11 voos alternados vindos do Santos Dumont.
