Ações de tecnologia pressionam bolsas europeias; Volkswagen alerta sobre demissões no setor automotivo

Hoje, as bolsas da Europa encerraram o pregão em baixa, refletindo a liquidação de ações no setor de tecnologia após a queda da Nvidia e de outras fabricantes de semicondutores em Wall Street. O índice DAX, de Frankfurt, fechou em queda de 0,83%, enquanto o FTSE 100, de Londres, caiu 0,35% e o CAC 40 registrou queda de 0,98%.

Em Amsterdã, a fabricante de chips ASML viu suas ações recuarem 3,93% depois que o UBS reduziu a recomendação do papel. A ASM International também teve queda, de 5,30%, na mesma bolsa. Já a Infineon e a STMicroelectronics apresentaram desempenhos mistos, com a primeira caindo 1,41% e a segunda subindo 0,49%.

No setor automotivo, a Volkswagen teve uma queda de 0,98% devido a alertas sobre demissões na Europa, enquanto a Volvo caiu 1,87% após abandonar a meta de ter uma linha totalmente elétrica até o final da década. Além disso, as companhias aéreas Ryanair e Wizz Air tiveram quedas mesmo diante do aumento no número de passageiros em agosto.

No cenário macroeconômico, dado de deflação menor na zona do euro e dados de atividade no setor de serviços foram importantes para a movimentação dos investidores. Além disso, declarações de membros do Banco Central Europeu geraram expectativas sobre os rumos das taxas de juros na região.

Ao fim do pregão, o Ibex 35, de Madri, recuou 0,65%, o FTSE MIB, de Milão, perdeu 0,54% e o PSI 20, de Lisboa, subiu 0,49%. O mercado europeu segue atento a indicadores econômicos e às movimentações das principais empresas dos setores de tecnologia, automotivo e aéreo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo