Pela manhã, a ação acontece em frente ao Quarteirão da Saúde, das 9h às 12h, e à tarde, na Praça Lauro Michels, das 14h às 17h. A intenção é sensibilizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das ISTs, especialmente em um cenário no qual o HIV/Aids ainda é uma realidade que impacta a vida de muitas pessoas.
O Dezembro Vermelho é um momento de reforçar a relevância do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à doença. Através do SUS, o acesso aos medicamentos para o tratamento do HIV/Aids é garantido de forma integral e gratuita, além das campanhas de testagem rápida e outras ações de enfrentamento. Todas essas iniciativas têm contribuído para a redução da taxa de transmissão e mortalidade ao longo dos anos.
Diante da importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ação promovida em Diadema busca ampliar a conscientização da população sobre os riscos, os cuidados e a importância de manter-se informado sobre as ISTs. Além disso, a distribuição de preservativos visa incentivar a prática do sexo seguro, ampliando a proteção contra infecções sexualmente transmissíveis.
A iniciativa é um passo importante no enfrentamento do HIV/Aids e reforça o compromisso das autoridades e da sociedade em promover a saúde e o bem-estar de todos. A conscientização e a prevenção são fundamentais para a redução dos índices de infecções sexualmente transmissíveis e garantem uma melhor qualidade de vida para toda a população. Ações como essa ressaltam a importância de mantermos um olhar atento para a saúde pública e a promoção de práticas saudáveis.