Ação da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde avaliará regionalização dos serviços de saúde na rede estadual.

Nesta terça-feira (12), durante o Gabinete 3D, realizado em Piracicaba, o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, anunciou o início de uma pesquisa que avaliará a satisfação dos usuários dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Pela primeira vez, a Ouvidoria da SES utilizará o WhatsApp para realizar questionamentos sobre a percepção dos pacientes que foram internados entre novembro de 2022 e abril de 2023, com o objetivo de analisar a regionalização dos serviços de saúde na rede.

No primeiro dia da pesquisa, serão enviadas mensagens para pacientes da cidade de São Paulo e da região de Piracicaba. As demais regiões do estado serão incluídas gradativamente até o dia 27 de setembro.

De acordo com Eleuses Paiva, a pesquisa busca entender se os pacientes foram atendidos perto de suas residências e qual a qualidade do atendimento. “Nós precisamos identificar se no SUS as pessoas estão sendo bem atendidas, se a qualidade da instalação onde houve atendimento era adequada”, ressaltou o secretário.

Uma análise preliminar identificou três grupos dentre os mais de um milhão de usuários do SUS no período observado: aqueles que receberam atendimento em sua área de residência, os que foram atendidos em regiões vizinhas e os que foram assistidos em unidades de saúde fora da sua região de saúde. Essas categorias representam aproximadamente 70%, 20% e 7% da população total atendida, respectivamente.

Com o auxílio da Inteligência Artificial (IA), cerca de 25 mil usuários que se enquadram nesses perfis foram selecionados para participar da pesquisa. O estudo possui um grau de confiabilidade de 95% e margem de erro de 2%, e atende a todos os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a proteção dos dados pessoais dos participantes.

As quatro perguntas, enviadas de forma automatizada com o uso de IA, têm como foco a avaliação dos hospitais específicos onde o paciente foi atendido, dos serviços estaduais disponíveis no município de residência do participante, do tempo de espera e da distância percorrida para receber atendimento. A expectativa é que 25 mil pacientes sejam ouvidos nesta primeira etapa da pesquisa.

A validação da conta oficial de WhatsApp da Ouvidoria foi realizada diretamente pela plataforma, assegurando aos participantes a confirmação da origem das mensagens recebidas pelo número (11) 3066-8800. Somente indivíduos registrados nas bases de dados do SUS/SP terão acesso ao questionário, garantindo a qualidade e a autenticidade das respostas.

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da participação dos usuários na pesquisa, uma vez que ela contribuirá para a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos pelo SUS em São Paulo. Um relatório com a análise das respostas será elaborado por equipes técnicas da Secretaria, auxiliando na tomada de decisões e aprimoramento do atendimento aos pacientes.

É possível verificar a autenticidade da pesquisa por meio de um informativo disponível no site da Secretaria da Saúde (saude.sp.gov.br). A Ouvidoria da SES ressalta que todas as informações coletadas serão tratadas de forma sigilosa e anonimizada, seguindo todas as diretrizes da LGPD.

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