Essa parceria entre Uber e Tembici já estava em vigor em outras cidades do Brasil, como Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre. Agora, chega às duas maiores cidades do país, oferecendo uma opção alternativa para alugar as bicicletas, sem a necessidade de realizar novos cadastros. Vale ressaltar que o Itaú Unibanco continua sendo o patrocinador do projeto e que nada muda nas funcionalidades do aplicativo original Bike Itaú.
No entanto, nessa opção disponibilizada pela Uber, não estão disponíveis os planos de fidelização mensal ou anual, sendo que o usuário só pode contratar viagens avulsas. Os preços para alugar as bicicletas pelo aplicativo Uber seguem a tabela de cada cidade, sem qualquer tipo de desconto em relação ao aplicativo original.
Em São Paulo, o sistema cobra R$ 4,39 pelos primeiros 15 minutos nas bicicletas tradicionais. Já para as elétricas, há uma taxa extra de 40 centavos por minuto utilizado. No Rio de Janeiro, o valor é de R$ 5,90 pelo mesmo período, tanto para as bicicletas tradicionais quanto para as elétricas. As tarifas para minutos excedentes e as condições de uso também seguem o mesmo padrão do Bike Itaú.
Os usuários da plataforma Uber que estiverem próximos às estações Bike Itaú agora podem visualizar um novo botão de aluguel de bicicletas compartilhadas, chamado de “Duas Rodas”, na mesma tela em que aparecem os botões de viagens de carro, entregas e transporte coletivo. Em São Paulo, há 330 estações, e no Rio de Janeiro são 355 estações. Vale destacar que essas estações Bike Itaú se concentram principalmente na região central e nos bairros mais ricos de ambas as cidades.
Essa parceria entre a Tembici e a Uber representa um avanço na busca por soluções sustentáveis e eficientes de mobilidade urbana nas cidades da América Latina. A ampliação desse serviço para Rio e São Paulo oferece aos usuários uma opção mais sustentável, acessível e conveniente para viajar. Até o momento, as laranjinhas da Tembici já realizaram mais de 23 milhões de deslocamentos somente nessas duas capitais.