Senado autoriza empréstimos milionários para Rio Grande e Espírito Santo visando melhoria em saúde e desenvolvimento municipal.

Aprovados pela Plenário do Senado, dois projetos de resolução autorizaram a garantia da União para empréstimos milionários destinados aos estados do Rio Grande do Sul e Espírito Santo. O valor total dos empréstimos chega a 58,5 milhões de euros da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para a cidade de Rio Grande e US$ 56 milhões da Corporação Andina de Fomento (CAF) para o Espírito Santo.

Os recursos provenientes da AFD serão direcionados ao Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado e Sustentável da Cidade de Rio Grande, denominado Rio Grande 2030. Dentre as ações previstas pelo programa, destacam-se a ampliação do saneamento básico, a criação de empregos para a população de baixa renda e a distribuição de bicicletas e kits para as comunidades carentes. Além disso, estão inclusas operações de segurança hídrica e conservação de solos e nascentes, bem como a promoção da sustentabilidade e conservação da biodiversidade.

Já os recursos da CAF serão utilizados no financiamento parcial do Projeto Saúde na região norte do Espírito Santo, visando aprimorar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. O projeto contempla a construção de um complexo de saúde em São Mateus, município com mais de 123 mil habitantes.

Os projetos de resolução foram aprovados inicialmente pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e seguiram em regime de urgência para apreciação do Plenário. O relatório do PRS 21/2024 foi elaborado pelo senador Fernando Dueire (MDB-PE), enquanto o PRS 22/2024 teve como relator o senador Fabiano Contarato (PT-ES).

A aprovação desses empréstimos representa um importante passo para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida das populações dos estados contemplados, demonstrando o esforço do poder público em buscar recursos para investimentos em áreas fundamentais como saúde, saneamento e geração de empregos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo