Comissão aprova projeto para reconhecimento nacional do Festival Folclórico de Parintins com Bois Garantido e Caprichoso.

O tradicional Festival Folclórico de Parintins, um dos eventos culturais mais emblemáticos do Amazonas, está prestes a conquistar o reconhecimento oficial como uma manifestação da cultura nacional. Os Bois Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul), protagonistas há quase 60 anos dessa festividade, estão na iminência de receber tal honraria, após a Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovar o Projeto de Lei (PL) 2.610/2023, que visa a esse fim, na última terça-feira (9).

O Festival Folclórico de Parintins é um espetáculo único, que atrai milhares de espectadores todos os anos para a Arena do Bumbódromo, localizada a 370 quilômetros de Manaus. As apresentações dos Bois Caprichoso e Garantido são avaliadas por um júri especializado, que decide qual será o grande campeão. O público, fervoroso e apaixonado, veste as cores dos bois e torce com entusiasmo pelo seu favorito.

O senador Plínio Valério, em seu parecer favorável ao PL, ressaltou a importância do Festival de Parintins como uma expressão artística fundamental para a cultura brasileira. Ele propôs uma emenda para que recursos públicos sejam destinados ao evento, garantindo assim a sua continuidade e fortalecimento.

Valério enfatizou a grandiosidade do espetáculo, convidando aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência a participarem do Festival Folclórico de Parintins. O senador destacou que o reconhecimento nacional é um desejo antigo do evento, que já foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial em 2018.

Com essa aprovação na Comissão de Educação e Cultura, o Festival Folclórico de Parintins e os Bois Garantido e Caprichoso estão cada vez mais próximos de se tornarem símbolos oficiais da cultura brasileira, perpetuando assim a tradição e a riqueza cultural da região amazônica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo