Influenciadora morre após procedimento estético com PMMA; Responsável pela aplicação é presa pela polícia em Goiânia.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta para os riscos e consequências imprevisíveis do uso do PMMA em procedimentos estéticos. Segundo a organização, o uso desse produto pode desencadear reações adversas e persistentes, como edemas locais, processos inflamatórios, reações alérgicas e formação de granuloma, tanto a curto quanto a longo prazo.

O PMMA é um preenchedor definitivo em forma de gel, conhecido como bioplastia, utilizado em tratamentos faciais e corporais. Embora seja liberado pela Anvisa, a substância não é recomendada para fins estéticos generalizados por diversas entidades médicas, conforme a SBD ressalta. A entidade reconhece a importância do PMMA no tratamento de lipoatrofias severas, especialmente em pacientes portadores de HIV/AIDS, desde que seja administrado por profissionais qualificados.

Recentemente, um caso trágico chocou o país. A influenciadora Aline Ferreira faleceu após realizar um procedimento estético para aumentar os glúteos, no qual foi aplicado o PMMA. A modelo, que havia se submetido ao procedimento em uma clínica de Goiânia, apresentou complicações e acabou internada na UTI, onde seu quadro de saúde se agravou até resultar em seu falecimento.

A responsável pela aplicação do PMMA em Aline foi presa pela polícia e o caso está sendo investigado pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor em Goiânia. A dona do estabelecimento onde o procedimento foi realizado foi autuada por crimes contra as relações de consumo.

Diante desse triste episódio, a SBD reforça a importância de escolher profissionais qualificados e habilitados para realizar procedimentos estéticos, como forma de prevenir complicações potenciais e garantir a segurança e saúde dos pacientes. A morte de Aline Ferreira serve como alerta para os perigos envolvidos na realização de procedimentos estéticos sem a devida precaução e supervisão médica adequada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo