Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi: Manifestação Popular é Homenageada no Maranhão com Título de Patrimônio Cultural da Humanidade

Neste domingo (30), foi celebrado o Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi, uma manifestação popular que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2019. Em São Luís (MA), a tradição do Bumba-Meu-Boi é um dos pontos altos da cultura local, com apresentações que unem dança, folclore, música, religião e teatro. Um levantamento realizado no Maranhão mapeou diversos grupos que mantêm viva essa tradição.

Um dos programas que abordou essa temática de forma lúdica foi “A Farra do Boi-Bumbá”, exibido pela TV Brasil. Com autoria e direção de Ribamar Ribeiro, o programa infantil conta a história de um fazendeiro e seu boi, trazendo elementos do folclore popular. O enredo envolve o querer da esposa grávida do trabalhador da fazenda, que deseja comer a língua do boi, resultando em situações cômicas.

No dia 1º de junho, completaram-se 50 anos desde que Isabelita Perón se tornou a primeira mulher a ocupar um cargo de presidente na América Latina. O programa “História Hoje”, da Rádio Nacional, relembrou como a presidente argentina foi deposta em um golpe militar. A data é marcante e reforça a importância da representatividade feminina na política.

Já em 3 de julho, foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, em referência à aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito. A EBC, em seus veículos públicos, aborda frequentemente temas relacionados à diversidade e combate ao racismo. Entrevistas e programas especiais destacam a importância de promover a igualdade e o respeito entre todos os cidadãos.

Além disso, em 2 de julho, foi lembrada a Confederação do Equador, movimento revolucionário republicano que ocorreu há 200 anos em Pernambuco. Liderado por Frei Caneca, o movimento representou uma resistência à política monarquista e centralizadora do governo de Dom Pedro I. A data marca um dos momentos históricos do país na luta por autonomia e liberdade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo