Lula não descarta reeleição em 2026 para impedir volta de “trogloditas” ao governo, enquanto Bolsonaro prepara herdeiros políticos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a despertar a atenção do cenário político nacional ao declarar que, caso seja necessário, poderá ser candidato à reeleição em 2026. Mesmo tendo afirmado anteriormente que não discutiria o assunto por ora, Lula destacou a importância de sua possível candidatura para impedir que “trogloditas voltem a governar”. Apesar de não citar nomes, a mensagem foi claramente direcionada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que permanece inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Enquanto Lula levanta a possibilidade de concorrer novamente à presidência, Bolsonaro organiza a fila de possíveis herdeiros políticos dentro de seu partido, o PL. Os governadores Tarcísio de Freitas, Romeu Zema e Ronaldo Caiado despontam como principais nomes com potencial para dar continuidade ao legado bolsonarista. Ainda no páreo, os governadores Ratinho Júnior e Eduardo Leite monitoram de perto a popularidade de Lula nas pesquisas de opinião.

De acordo com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, será Bolsonaro quem decidirá quais candidatos representarão o partido nas eleições de 2026. Além disso, a possibilidade de Michelle Bolsonaro, esposa de Jair Bolsonaro e atual presidente do PL Mulher, também entra em pauta como um potencial nome para a presidência, conforme apurado pelo jornal Estadão.

Diante deste cenário, é possível perceber que a corrida presidencial para 2026 já está ganhando contornos e movimentando o tabuleiro político nacional. Com as declarações de Lula e a movimentação dos possíveis candidatos, a disputa promete ser acirrada e cheia de reviravoltas nos próximos anos. O Brasil segue atento às movimentações dos principais protagonistas desta história, que moldará os rumos do país nos próximos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo