Inverno no Brasil começa oficialmente com previsão de chuvas na região Sul e seca no Sudeste, segundo Observatório Nacional

O inverno no Brasil oficialmente se inicia nesta quinta-feira (20), às 17h50, segundo o Observatório Nacional. No entanto, vale ressaltar que o início da estação pode ocorrer nos dias 20 ou 21 de junho devido à variação causada pela precessão dos equinócios. Esse movimento cíclico realizado pela Terra ao redor do plano de sua eclíptica é responsável por essa diferença, juntamente com a correção feita pelo ano bissexto, que ajusta a defasagem de aproximadamente 6 horas que ocorre a cada ano.

O solstício de inverno no Hemisfério Sul marca o início da estação, marcando a transição das estações e trazendo mudanças significativas na duração dos dias e das noites. Esse evento é resultado da inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e sua translação ao redor do Sol.

Durante o inverno, a duração dos dias e das noites é impactada, com os dias se tornando progressivamente mais curtos até o solstício de inverno, quando ocorre a noite mais longa do ano. Esse fenômeno é mais perceptível em locais mais afastados do equador, como nos polos, onde a diferença no comprimento dos dias é mais acentuada.

Além disso, o inverno é marcado pela redução das chuvas em grande parte do país, favorecendo a incidência de queimadas, incêndios florestais e doenças respiratórias devido à persistência de massas de ar seco. As temperaturas também caem, com a entrada de massas de ar frio do sul do continente, resultando em temperaturas médias abaixo de 22°C em algumas regiões.

Durante essa estação, nevoeiros e névoa úmida são comuns, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, o que pode afetar estradas e aeroportos. O inverno se estende até as 9h44 do dia 22 de setembro, trazendo consigo essas características marcantes da estação mais fria do ano no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo