Casa Sueli Carneiro abre suas portas ao público pela primeira vez para festival de memória e pensamento negro

A Casa Sueli Carneiro, fundada em 2020, abrirá suas portas ao público em uma programação especial que acontecerá de 24 a 30 de junho. Localizada na região do Butantã, próximo à Universidade de São Paulo, a casa é um espaço dedicado à memória do movimento negro e abriga o acervo e atividades de formação de Sueli Carneiro, renomada intelectual negra que completará 74 anos.

Durante quatro décadas, a casa foi um ponto de encontro para ativistas do movimento de mulheres negras, se tornando agora um local aberto para pesquisadores e interessados na história. A Casa Sueli Carneiro passou por reestruturações, com a parte de baixo abrigando a biblioteca, uma exposição sobre a intelectual e seu acervo, e a parte de cima reservada para salas de aula e trocas coletivas.

O Festival Casa Sueli Carneiro, que já teve edições virtuais, terá ações que visam disseminar a memória e o pensamento negro. Com curadoria das filhas da autora, Luanda Carneiro Jacoel e Natália Sena Carneiro, o festival conta com visitas guiadas, rodas de conversa, intervenções artísticas e uma discussão com a professora Mariléa de Almeida, da Universidade de Brasília, sobre o “Dispositivo de Racialidade”, tema abordado por Carneiro em um estudo recentemente lançado pela editora Zahar.

A programação do evento é gratuita, com algumas atividades requerendo inscrições prévias, e todas as informações podem ser encontradas no site da Casa Sueli Carneiro. Além disso, outros eventos literários também estão agendados, como a Primavera dos Livros e o lançamento de livros sobre a Palestina pela editora Elefante.

O jornalista Fernando de Barros e Silva também está prestes a lançar um livro sobre Chico Buarque, enquanto o embaixador Rubens Ricupero apresenta suas memórias em um evento na Japan House. São diversas opções culturais e literárias para os interessados em adquirir mais conhecimento e apreciar a diversidade da produção intelectual brasileira e internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo