China debate medidas para reerguer mercado imobiliário em crise e evitar nova falência de gigante do setor com dívida de US$ 300 bi.

O mercado imobiliário na China tem sido alvo de discussões e preocupações por parte das autoridades do Banco do Povo da China (PBoC). Em uma reunião realizada nesta quarta-feira, 12, o BC chinês divulgou que o setor imobiliário está intimamente ligado ao funcionamento econômico global e à estabilidade financeira do país. Essa preocupação se intensificou com a crise enfrentada pela gigante imobiliária Evergrande, que teve sua falência decretada em janeiro deste ano, acumulando uma dívida de cerca de US$ 300 bilhões.

Em busca de soluções para a crise no mercado imobiliário, as autoridades chinesas estão debatendo medidas como o estabelecimento de refinanciamento para habitação a preços acessíveis e o incentivo às instituições financeiras para apoiarem as empresas estatais locais na aquisição de habitação comercial a preços razoáveis. Além disso, discute-se uma política de desenvolvimento imobiliário que visa reduzir os estoques de habitação comercial existente, aumentar a oferta de habitações acessíveis e apoiar a entrega garantida de habitação.

A reunião do PBoC contou com a presença de membros do banco central, autoridades políticas, Banco Industrial e Comercial da China e Banco de Construção da China. A preocupação com o setor imobiliário na China reflete a importância desse mercado para a economia do país e para a estabilidade financeira global. A crise enfrentada pela Evergrande serve como alerta para a necessidade de ações concretas e eficazes para evitar um colapso ainda maior no setor.

Com a busca por soluções que possam fortalecer o mercado imobiliário e garantir sua sustentabilidade a longo prazo, as autoridades chinesas demonstram uma postura proativa e a disposição de adotar medidas que possam promover a recuperação e o desenvolvimento do setor. A atenção do PBoC e demais instituições envolvidas nessa discussão sinaliza a seriedade com que o tema está sendo tratado e a determinação em encontrar saídas viáveis para a crise imobiliária enfrentada no país. Acompanharemos de perto as próximas decisões e ações tomadas pelas autoridades chinesas em relação ao mercado imobiliário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo