O avião entrou na fase final de montagem na fábrica da Embraer, parceira da Saab, e está previsto para ser entregue à Força Aérea Brasileira no final do próximo ano. O processo de montagem demandou 9.000 horas de trabalho, com a expectativa de redução desse tempo à medida que a produção avança.
Durante uma visita à fábrica em Gavião Peixoto, jornalistas puderam conferir de perto o andamento do projeto. A produção do Gripen E no Brasil segue em um ritmo semelhante ao da fábrica da Saab na Suécia, com apenas um hangar utilizado atualmente.
De acordo com o cronograma da FAB, o Brasil deveria contar com 8 caças Gripen operacionais atualmente, porém, esse número está abaixo do planejado. A previsão é que mais aeronaves sejam entregues nos próximos anos, até completar a encomenda de 36 aviões.
O investimento no projeto do Gripen no Brasil tem enfrentado atrasos orçamentários, mas nos últimos anos houve um aumento significativo nos recursos destinados ao programa. Além da produção dos caças, a Saab também investiu em instalações de testes de voo e pesquisa no país.
O Gripen E tem sido promovido como uma aeronave moderna e tecnologicamente avançada, e parte do projeto inclui a transferência de tecnologia para empresas brasileiras. A produção do caça no Brasil tem envolvido cerca de 200 pessoas, a maioria brasileiros, que foram treinados na Suécia.
O avião também passará por testes militares em breve, e está previsto para participar de seu primeiro exercício militar em novembro. Com avanços na produção e no desenvolvimento do Gripen E no Brasil, a expectativa é que a FAB receba todas as aeronaves encomendadas até 2027, conforme previsto no contrato assinado há quase uma década.