O objetivo do evento é debater e conscientizar os servidores públicos municipais sobre a importância de combater e prevenir todo tipo de assédio, seja moral ou sexual, no ambiente de trabalho. O evento contará com a participação de especialistas no assunto, que ministrarão palestras informativas aos presentes.
O manual, que possui 36 páginas em formato de bolso, reúne informações claras, objetivas e didáticas, com o intuito de auxiliar os servidores públicos de Santo André a identificar, denunciar e se proteger de possíveis situações de assédio. A iniciativa surgiu a partir do aumento alarmante de relatos e casos de assédio nas repartições públicas da cidade.
Além disso, o Sindserv SA criou uma Comissão de Combate ao Assédio na Prefeitura Municipal de Santo André e autarquias, formada por diretores do Sindicato, que será responsável por analisar e dar encaminhamento aos casos denunciados. O sigilo será mantido para garantir a segurança e privacidade dos servidores envolvidos.
O sindicato reforça a importância da denúncia e da representação dos servidores, ressaltando que a luta contra o assédio no serviço público é contínua e que os servidores não estão sozinhos nessa batalha. O “Manual de Prevenção e Combate a todo tipo de Assédio no Serviço Público” também disponibiliza um Canal de Denúncias, onde os servidores poderão relatar casos de assédio com preservação de identidade.
O Sindserv Santo André representa cerca de 15 mil servidores da ativa, administração direta, indireta, Câmara Municipal e aposentados, mostrando a abrangência e o engajamento do sindicato na defesa e proteção dos direitos dos trabalhadores públicos da cidade.