Governo busca contratar estudo para recuperar municípios do Rio Grande do Sul e avaliar construção de canal para drenar lagoa dos Patos

O ministro dos Transportes, Renan Filho, revelou em entrevista à Folha a intenção do governo de contratar um estudo para diagnosticar as obras necessárias para a recuperação dos municípios do Rio Grande do Sul. Uma das possíveis intervenções seria a construção de um canal para drenar a lagoa dos Patos, que recebe as águas do lago Guaíba, em Porto Alegre.

Segundo o ministro, inicialmente o governo irá contatar a Agência de Desenvolvimento Alemã, responsável pela construção de diques no estado na década de 60, para verificar o interesse na realização do estudo. Caso a agência não se mostre interessada, o governo abrirá uma concorrência internacional para empresas, permitindo a participação de companhias estrangeiras e brasileiras.

Renan Filho detalhou que o estudo técnico terá três perfis de obras, um deles focado na contenção das águas antes de descerem para o lago Guaíba, outro estudará os diques de Porto Alegre e região metropolitana diante do crescimento das cidades, e o terceiro terá como objetivo a drenagem mais rápida da lagoa dos Patos.

A contratação do estudo será realizada por meio da empresa Infra S.A, subsidiária do Ministério dos Transportes, que possui experiência no assunto. Após a elaboração do termo de referência até o final do mês de maio, o governo pretende estabelecer contato com a agência alemã. O anúncio da contratação do estudo foi feito durante um ato do presidente Lula em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre.

Porto Alegre tem enfrentado fortes chuvas desde o final de abril, com o rio Guaíba atingindo um recorde de 5,33 metros em maio. A cidade está localizada às margens do lago, cujas águas desembocam na lagoa dos Patos, que possui apenas um ponto de vazão para o Atlântico. A iniciativa do governo visa buscar soluções para evitar novas enchentes e catástrofes naturais na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo