Chuvas no Rio Grande do Sul causam estresse tóxico em crianças e adolescentes; Unicef alerta para impactos e recomendações de acolhimento.

As enchentes que assolam o estado do Rio Grande do Sul desde o final de abril têm causado não apenas danos materiais, mas também impactos psicológicos, sobretudo entre as crianças e adolescentes afetados. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta para o chamado estresse tóxico, que pode deixar as crianças expostas a medos e traumas decorrentes dessas situações extremas.

Segundo a entidade, é fundamental adotar medidas para minimizar os efeitos desse estresse, especialmente entre os menores, que muitas vezes não possuem recursos emocionais para lidar com essas experiências. Por isso, o Unicef preparou orientações para auxiliar mães, pais e cuidadores no acolhimento e cuidado das crianças e adolescentes afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Entre as recomendações, destaca-se a importância de manter a calma ao conversar com as crianças, explicar de forma simples o que está acontecendo, ouvir atentamente suas preocupações e sentimentos, e proporcionar espaços seguros para que possam brincar e se expressar. Além disso, é fundamental que os adultos cuidem de si mesmos emocionalmente, para poderem oferecer o suporte necessário às crianças.

O Unicef está intensificando seus esforços para proteger as crianças e adolescentes afetados pelas enchentes, incluindo a identificação e atendimento das necessidades específicas desses menores nos abrigos. Kits recreativos e educativos estão sendo disponibilizados para criar ambientes acolhedores e seguros, e nos próximos dias serão distribuídos kits de saúde menstrual, higiene e cuidados com bebês.

Para contribuir com a resposta do Unicef às chuvas no Rio Grande do Sul, pessoas físicas podem fazer doações de qualquer valor através do PIX para o e-mail [email protected]. Já empresas, fundações e filantropos interessados em apoiar essa causa podem entrar em contato através do e-mail [email protected]. A solidariedade e o apoio de toda a sociedade são fundamentais para ajudar a superar os desafios enfrentados pelas famílias e crianças atingidas pelas enchentes no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo