Consórcio do ABC se mobiliza contra mudanças climáticas após tragédia no Rio Grande do Sul e reforça ações de combate à Dengue.

A tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul acendeu um sinal de alerta no ABC paulista. Durante a Assembleia dos Prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada nesta terça-feira (14/05), foi discutida a retomada de ações para enfrentar as mudanças climáticas. Além disso, os líderes municipais debateram a continuidade das medidas de combate à Dengue e discutiram o andamento das obras do BRT-ABC.

Uma das iniciativas tomadas pela região foi a adesão ao Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, que reúne mais de 2,5 mil governos locais e regionais em prol do desenvolvimento urbano sustentável. Com a adesão, as cidades consorciadas – Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André – terão acesso a consultorias técnicas, capacitação, intercâmbio de experiências, entre outros benefícios.

O prefeito de Diadema e presidente do Consórcio, José de Filippi Jr. (PT), ressaltou a importância da parceria com o Iclei para tornar a região mais sustentável. Aroaldo Silva, secretário executivo do Consórcio, destacou a necessidade de diversas iniciativas por parte das prefeituras para lidar com os desafios climáticos.

Além das medidas relacionadas às mudanças climáticas, os prefeitos também discutiram a situação da Dengue na região. Apesar da queda no número de casos, os decretos de estado de emergência foram mantidos devido à epidemia da doença. Até o momento, foram registradas 22.872 notificações e 19.670 casos confirmados na região, com 20 mortes e outras 17 em investigação.

Outro tema abordado na Assembleia foi o andamento das obras do BRT-ABC, que está previsto para operar a partir de janeiro de 2026. Os prefeitos demonstraram preocupação com a integração do novo modal com os transportes já existentes na região, buscando soluções para garantir a eficiência e o bom funcionamento do sistema.

Com isso, o Consórcio ABC se mantém ativo na busca por soluções sustentáveis e eficazes para enfrentar os desafios climáticos e de mobilidade urbana na região, visando sempre o desenvolvimento e o bem-estar da população local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo