A coleção diversificada inclui obras de renomados artistas brasileiros como Lasar Segall, Luiz Sacilotto, Hans Grudzinski e Tomie Ohtake, além de destacar artistas locais como Aluísio dos Santos e Dener de Souza. Algumas obras inéditas, como a série Oxum, de Talita Rocha, e outras restauradas, como exemplares de Tomie Ohtake e Regina Silveira, estão em exibição. O processo de restauração, que envolveu cerca de 25 obras e contou com a expertise da restauradora Flávia Santos, foi essencial para preservar o patrimônio artístico da cidade.
Durante a higienização e organização da reserva técnica da Pinacoteca, um grupo de oito pessoas se reuniu para adequar o acondicionamento das obras, garantindo a conservação e a segurança do acervo. Flávia Santos ressaltou a importância da continuidade do processo de conservação para manter viva a história e a importância das obras para a comunidade. A curadora Maria Luiza Meneses enfatizou a necessidade de ampliar a visibilidade da Pinacoteca e consolidar o sentimento de pertencimento da população local ao espaço.
A exposição é realizada por meio do edital ProAC 33/2023 – Museus, do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Os interessados em visitar a exposição podem fazê-lo até o dia 19 de maio, de segunda a sábado, no endereço: Rua Gabriel Marques, 353 – Vila Noêmia, Mauá – SP. Agendamentos de grupos podem ser feitos pelo telefone 11 4512-7480.