Enchente histórica atinge Porto Alegre com nível do lago Guaíba atingindo 4,70 metros, cidade enfrenta pior situação de sua história.

A cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, enfrenta uma grave situação de enchente, de acordo com dados divulgados pela Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura). O nível do lago Guaíba, que banha a capital gaúcha, atingiu a marca de 4,70 metros nesta segunda-feira (13), ultrapassando consideravelmente a cota de alerta, que é de 2,5 metros. A previsão é de que as chuvas intensas registradas no final de semana façam com que o nível do lago atinja um pico em torno de 5,5 metros entre hoje e amanhã.

Segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o pico mais alto até o momento foi registrado há uma semana, com o lago chegando a 5,3 metros. A cidade de Porto Alegre vive sua pior enchente da história, com ruas e avenidas alagadas e o aeroporto Salgado Filho fechado devido ao acúmulo de água em suas instalações.

Atualmente, a prefeitura e entidades parceiras estão abrigando 14.225 pessoas em locais temporários. Um total de 162 estruturas foram montadas para prestar assistência à população afetada pelas enchentes na cidade e na região metropolitana. Além disso, 103 abrigos contam com segurança privada, com 19 deles funcionando 24 horas por dia e 94 das 19h às 7h.

A população atingida pelas chuvas no Rio Grande do Sul ainda enfrenta desafios, uma vez que as enxurradas das últimas semanas causaram mortes e destruição. No entanto, a previsão é de que as chuvas diminuam a partir da terça-feira, de acordo com o Climatempo. A situação na região continua sendo monitorada de perto pelas autoridades competentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo