O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, em entrevista à Agência Brasil, acredita que a taxa de ocupação pode aumentar ainda mais devido à reserva de última hora realizada pelos turistas nacionais. Após enfrentar uma queda considerável causada pela pandemia de covid-19, o setor hoteleiro vem se recuperando desde o final do ano passado, especialmente nos eventos do réveillon e carnaval. Lopes destaca que o segmento turístico de lazer está em pleno funcionamento, enquanto o turismo corporativo começou a retornar no segundo semestre, com expectativa de normalização até o fim deste ano.
Para Lopes, a expectativa é que a ocupação esteja completamente normalizada a partir do próximo ano. O Rio de Janeiro já bateu alguns recordes de ocupação durante o réveillon e carnaval, e atualmente as ocupações nos finais de semana estão bastante elevadas em todo o estado. Além disso, grandes feiras do setor corporativo já estão sendo realizadas, como a programada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), que ocorrerá no Riocentro entre os dias 27 e 29 deste mês.
O presidente do HotéisRIO acredita que a ocupação atingirá 100% durante o réveillon deste ano, uma vez que a prefeitura já elaborou um caderno de encargos antecipadamente e a organizadora do evento já foi selecionada. Lopes adiantou que o governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes farão uma coletiva de imprensa para divulgar os shows da virada do ano, o que é muito importante para impulsionar as reservas nos hotéis. No entanto, ele ressalta que já existe uma boa procura por reservas nesse período.
No turismo doméstico, o Rio de Janeiro recebe principalmente turistas vindos de São Paulo, tanto da capital como do interior, e de Minas Gerais. A cidade atrai visitantes devido às suas belezas naturais, praias famosas e eventos culturais e esportivos. Com a recuperação gradual do setor hoteleiro, espera-se um aumento no número de turistas e, consequentemente, uma maior movimentação econômica para a cidade do Rio de Janeiro nos próximos meses.