Expectativa de geração de vagas aumenta com quinto avanço consecutivo do Indicador Antecedente de Emprego, atingindo maior nível desde setembro de 2022.

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) apresentou um aumento de 0,7 ponto de março para abril, alcançando 80,2 pontos, o que representa o quinto avanço consecutivo e o maior nível desde setembro de 2022, de acordo com informações divulgadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Esse resultado positivo reflete a melhora nas previsões da economia brasileira para o ano de 2024, influenciando as decisões dos empresários e indicando um cenário favorável para o mercado de trabalho no primeiro semestre do ano. Entretanto, os especialistas enfatizam a necessidade de cautela devido ao patamar ainda baixo do indicador, retornando aos níveis de 2022, além da recente alta da incerteza que pode representar um obstáculo para a continuidade dessa retomada do indicador.

O IAEmp é um indicador que aponta a expectativa de geração de vagas no futuro, sendo determinado pela combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas conduzidas pela FGV. Essa composição visa antecipar os rumos do mercado de trabalho no Brasil.

No mês de abril, quatro dos sete componentes que compõem o IAEmp contribuíram positivamente para o resultado. Destacam-se os indicadores de Tendência dos Negócios da Indústria, com impacto de 0,9 ponto, e Emprego Previsto de Serviços, com impacto de 0,5 ponto. Por outro lado, houve impactos negativos nos itens Tendência dos Negócios de Serviços, com -0,5 ponto, Situação Atual dos Negócios da Indústria, com -0,3 ponto, e Situação Atual dos Negócios dos Serviços, com -0,3 ponto.

Esses dados indicam uma perspectiva positiva para o mercado de trabalho, refletindo a recuperação gradual da economia e o otimismo dos empresários em relação à geração de empregos no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo