No cenário corporativo europeu, destacam-se os balanços do ING e da Shell. O banco holandês ING registrou uma alta de quase 5% em sua ação após anunciar uma recompra de ações em seu balanço trimestral. Enquanto isso, a empresa petrolífera britânica Shell teve um avanço de 1% em Londres, impulsionada por resultados positivos e pelo anúncio de recompra de ações.
Na área macroeconômica, os índices de gerentes de compras (PMI) da indústria divulgados pela S&P Global para a Alemanha e a zona do euro vieram acima das expectativas. O PMI de manufatura alemão subiu para 42,5 em abril, enquanto o da zona do euro caiu para 45,7. Apesar dos dados melhores do que o esperado, as leituras abaixo de 50 indicam que o setor manufatureiro europeu ainda está em contração.
Por volta das 6h48 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres registrava alta de 0,30%, ao passo que as bolsas de Paris e Frankfurt apresentavam quedas de 0,85% e 0,04%, respectivamente. Já as bolsas de Milão, Madri e Lisboa registravam ganhos de 0,06%, 0,19% e 0,35%, respectivamente. É importante ressaltar que ontem apenas a bolsa de Londres operou, enquanto as demais permaneceram fechadas devido a um feriado.
O mercado financeiro europeu segue atento às novidades tanto no cenário macroeconômico quanto corporativo, diante de um cenário de incertezas globais. Os investidores buscam indicativos para orientar suas próximas decisões em um contexto de volatilidade e desafios econômicos.