Com um investimento estimado em R$ 2,5 bilhões e a geração de mais de 10 mil empregos até a conclusão, a retomada das obras traz esperança de progresso e desenvolvimento para a região. As obras, que tiveram início em 2013 e foram interrompidas em 2018, receberam críticas devido ao consumo excessivo de recursos públicos, envolvendo suspeitas de superfaturamento e corrupção.
Com a vitória da empresa Via Appia na concessão para a conclusão das obras do trecho, a expectativa é que o Rodoanel Norte traga benefícios significativos para a logística e infraestrutura viária da Grande São Paulo. Além de desafogar o trânsito na marginal Tietê, a conclusão do anel viário deve reduzir o tempo de viagem, bem como a poluição atmosférica e sonora na região.
A obra, que terá cerca de 176 quilômetros de extensão, será dividida em duas etapas: a primeira entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, com previsão de entrega para setembro de 2025, e a segunda da Fernão Dias até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, com conclusão estimada até setembro de 2026.
Nesta primeira etapa, as obras incluem a limpeza da faixa de domínio, drenagem, terraplenagem, pavimentação e abertura de acessos, juntamente com a construção e complementação de quatro viadutos que ligarão a Dutra ao início do trecho norte do Rodoanel.
Com a retomada dessas importantes obras viárias, a expectativa é de que a melhoria na infraestrutura logística contribua significativamente para a economia e mobilidade da região, facilitando o acesso ao Porto de Santos e fortalecendo o escoamento de exportações e importações nacionais.