Interesse dos europeus na próxima eleição para o Parlamento Europeu é significativamente maior do que há cinco anos, aponta pesquisa.

O interesse dos europeus na próxima eleição para o Parlamento Europeu está em ascensão, revela pesquisa da União Europeia divulgada nesta quarta-feira. De acordo com o Eurobarômetro, o interesse dos cidadãos está significativamente maior do que antes do último pleito, há cinco anos.

Aproximadamente 60% dos entrevistados afirmaram estar muito ou um pouco interessados na eleição, um aumento em relação aos 49% registrados antes da eleição de 2019. Os temas mais importantes para os eleitores são pobreza, saúde, empregos e defesa.

A pesquisa realizada em fevereiro e março deste ano apontou que a maioria dos cidadãos dos 27 membros da União Europeia considera a votação como ainda mais importante devido ao contexto internacional, marcado pelos conflitos armados na Ucrânia e no Oriente Médio.

Com a eleição programada para ocorrer entre 6 e 9 de junho, a expectativa é que a participação dos europeus seja expressiva. Os eleitores estão atentos aos desafios que a Europa enfrenta, como questões econômicas, sociais e de segurança, e buscam influenciar as decisões que serão tomadas no Parlamento Europeu.

Diante desse cenário, a política europeia ganha destaque e a expectativa é que a próxima eleição seja marcada por um engajamento dos eleitores, que buscam representantes comprometidos com suas necessidades e preocupações. A crescente participação dos cidadãos mostra a importância que a União Europeia possui em suas vidas e a relevância das decisões que serão tomadas no Parlamento Europeu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo