Um dos erros encontrados é referente à proibição do uso de biquínis, que é atribuída ao ex-presidente Jânio Quadros quando ele era prefeito de São Paulo em 1961. No entanto, essa proibição ocorreu nas praias brasileiras quando Quadros já ocupava a presidência. Outro equívoco ocorreu na disciplina de história, onde constava que a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, foi assinada pelo imperador Dom Pedro II em 1988, quando, na verdade, foi assinada pela Princesa Isabel.
Na disciplina de biologia, o material afirma que doenças como Parkinson e Alzheimer podem ser transmitidas pela água, por meio da ingestão de metais pesados, agrotóxicos, remédios e produtos químicos em geral. No entanto, para o Alzheimer, ainda não foi identificada uma causa específica e a hereditariedade é considerada um fator de risco. Quanto ao Parkinson, há estudos que indicam uma possível conexão com a exposição a toxinas, como agrotóxicos, mas ainda não existem evidências conclusivas nesse sentido.
A repercussão dos erros levou o Coletivo Educação em Primeiro Lugar, formado por deputados estaduais da oposição em São Paulo, a acionar a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado para investigarem o caso. A Seduc-SP informou que afastou os responsáveis pelo conteúdo defeituoso e que os erros já foram corrigidos. Além disso, a secretaria afirmou que haverá um reforço na equipe de revisão para garantir melhorias constantes nos materiais didáticos, em conformidade com o Currículo Paulista.
Esses erros no material didático digital fornecido aos estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo levantam questões significativas sobre a qualidade do conteúdo oferecido aos alunos. Afinal, é primordial que o material didático seja preciso e confiável, proporcionando uma base sólida de conhecimento aos estudantes. Esses equívocos também reforçam a necessidade de uma revisão rigorosa do material antes de sua distribuição, assim como uma equipe competente e bem treinada para a produção desses materiais. É essencial que a Seduc-SP tome medidas efetivas para garantir a qualidade do material didático fornecido aos alunos, a fim de evitar equívocos que possam comprometer o aprendizado e a formação acadêmica dos estudantes da rede estadual de ensino.