Cedae isola poluente e retoma abastecimento de água em quatro cidades do Rio de Janeiro após interrupção por substância química.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) anunciou que conseguiu isolar um poluente e retomou as operações no sistema Imunana-Laranjal, responsável pelo abastecimento de água de quatro cidades da região. A empresa informou que a retomada da captação e tratamento de água ocorreu às 22h42 de ontem, após a identificação do composto químico tolueno no canal de captação de Imunana.

A interrupção das operações, que havia ocorrido na quarta-feira passada, afetou aproximadamente dois milhões de pessoas, que tinham seu abastecimento comprometido. As cidades atingidas pelo problema foram Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, parte de Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, na capital.

A presença do poluente tolueno nas águas de captação foi identificada pela empresa, o que levou à imediata paralisação das atividades no sistema Imunana-Laranjal. A contaminação representava um risco à saúde dos consumidores e exigiu uma ação rápida por parte da Cedae para mitigar os danos e restabelecer o abastecimento de água tratada.

Após a realização dos procedimentos necessários para isolar o poluente e garantir a qualidade da água, a Cedae anunciou que a previsão é de que a distribuição de água tratada volte ao normal ainda durante a manhã de hoje. Os moradores das cidades afetadas podem ficar tranquilos, pois a situação está sob controle e as medidas necessárias foram tomadas para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Diante desse episódio, fica evidente a importância de investimentos e ações preventivas por parte das empresas responsáveis pelo abastecimento de água, a fim de garantir a qualidade e a segurança do fornecimento para toda a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo