Retorno das formações do Ciclo Formativo para o Conselho de Saúde de Diadema promove qualificação dos representantes municipais.

Na última segunda-feira (25/03), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema deu início aos encontros do Ciclo Formativo para o Conselho de Saúde da cidade. O principal objetivo desses encontros é qualificar e aprimorar a atuação dos representantes do Conselho Municipal da Saúde, Conselho Gestor de Unidade e Conselho Popular de Saúde, visando uma melhor avaliação das políticas públicas de saúde oferecidas pelo município.

O tema do primeiro encontro de 2024 foi “Qual a função do Conselho Gestor?”, e contou com a presença da assessora da SMS e responsável pela área de Apoio ao Controle Social, Marusa Fernandes da Silva, e da assistente social, Maria do Socorro Barbosa de Mesquita. Durante o encontro, foram apresentados aspectos do conselho e sua atuação, além de esclarecimento de dúvidas dos participantes.

Marusa Fernandes da Silva ressaltou a importância da formação continuada para os conselheiros gestores e municipais de saúde, afirmando que é no conselho que ocorre a avaliação e efetividade das políticas públicas de saúde oferecidas pelo município. Ela destacou que debater sobre os objetivos, função e possibilidades do conselho é fundamental para sua organização e pleno exercício.

Além disso, o Ciclo Formativo teve início em agosto de 2023, com a realização de quatro encontros mensais que abordaram temas como a importância do Conselho de Saúde, política pública de saúde, atenção básica, saúde mental e saúde da população negra. Mais de 200 pessoas participaram desses encontros.

Para este ano, a formação passou a ser periódica, com encontros previstos para ocorrer nas quatro regiões do município, abordando a Pré Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”.

O Conselho Gestor é composto por representantes da gestão do serviço, trabalhadores e usuários, sendo que o atual conselho iniciou sua gestão em maio de 2023, com duração de dois anos. Os encontros do Ciclo Formativo são abertos à população e não requerem inscrição prévia para participar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo