Reforma do Imposto de Renda só será enviada ao Congresso com consenso, afirma ministro da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concedeu uma entrevista nesta terça-feira, 19, na qual afirmou que os textos da reforma do Imposto de Renda (IR) poderão ser encaminhados ao Congresso assim que houver consenso. Ele ressaltou a importância do diálogo com a sociedade antes de enviar qualquer projeto, afirmando que é fundamental que as propostas sejam amplamente discutidas para evitar possíveis problemas no Legislativo.

Durante o seminário “Descarbonização: Rumo à Mobilidade de Baixo Carbono no Brasil”, realizado pelo Esfera Brasil e MBCBrasil, em Brasília, o ministro elogiou o trabalho do secretário Bernard Appy, destacando sua abordagem técnica e cautelosa. Haddad ressaltou a importância de se enviar um projeto bem elaborado ao Congresso, evitando assim possíveis correções futuras que poderiam prejudicar o país.

Além disso, Haddad falou sobre a necessidade de regulamentar a reforma tributária até o próximo ano e expressou confiança na possibilidade de uma votação na Câmara ainda em 2022. Ele ressaltou que, mesmo durante o período eleitoral, é importante avançar em alguns pontos da reforma, destacando a importância de um bom relator e a habilidade do mesmo para conduzir o processo.

O ministro enfatizou a importância de garantir um amplo debate sobre a reforma tributária, ressaltando que, apesar das dificuldades do calendário eleitoral, é possível avançar em algumas etapas do processo. Com isso, Haddad demonstrou otimismo em relação ao avanço das discussões e à possibilidade de aprovação da reforma no Congresso nos próximos meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo