Uma das principais diretrizes estabelecidas pelo PLS é a criação de um projeto político-pedagógico que inclua uma matriz curricular integrada com atividades educacionais, culturais, esportivas, recreativas e até mesmo educação profissional. Essa abordagem visa promover uma formação mais completa e diversificada para os estudantes, proporcionando um ambiente de aprendizado mais abrangente e enriquecedor.
A proposta também estabelece a necessidade de uma integração entre as atividades extracurriculares e o conteúdo curricular tradicional, visando a uma formação mais holística e abrangente para os alunos, preparando-os de forma mais completa para os desafios do mundo atual.
A educação em tempo integral tem se mostrado uma tendência crescente em diversos países, uma vez que proporciona uma formação mais completa e melhor prepara os estudantes para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade. Por meio da integração de diversas atividades, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades múltiplas e a explorar diferentes áreas de conhecimento, ampliando assim suas oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal.
Com a aprovação do PLS 756/2015 pelo Senado, fica clara a importância atribuída à implementação da educação em tempo integral no Brasil, como forma de promover uma formação mais completa e inclusiva para os estudantes, preparando-os da melhor forma possível para os desafios do século XXI. Agora, cabe à Câmara dos Deputados analisar e, esperamos, aprovar essa importante proposta, que certamente terá um impacto positivo na educação do país.