A consulta pública marca o início do projeto do túnel, com estimativa de custo em torno de R$ 6 bilhões, a ser dividido entre o estado e o governo federal. Um leilão está previsto para ser realizado até novembro deste ano. Esse acordo também foi enaltecido pelo ministro Silvio Costa Filho, que destacou a importância dessa união para a concretização de obras que há muito tempo eram aguardadas, como o túnel de Santos.
Além disso, foram ressaltadas outras parcerias bilionárias entre o governo de Lula e Tarcísio, apesar das críticas que costumam surgir por conta do alinhamento do governador paulista com o presidente Jair Bolsonaro. Investimentos expressivos no Porto de Santos e na modernização do Aeroporto de Congonhas foram mencionados, assim como a ideia de construir um novo aeroporto na região metropolitana de São Paulo.
Tarcísio reforçou seu compromisso com as privatizações em São Paulo, destacando a próxima publicação do edital de venda da Emae, concessionária de energia. O governador também se posicionou sobre a venda da Sabesp, negando que haja uma decisão definitiva sobre a porcentagem de ações que o governo manterá na empresa. Além disso, ele enfatizou a concessão de todas as linhas do Metrô, a construção de trens para São José dos Campos e a Baixada Santista.
Essa parceria entre o governo de São Paulo e o governo federal sinaliza um novo cenário político, onde rivalidades são deixadas de lado em prol do desenvolvimento e do bem-estar da população. Com projetos ambiciosos em vista, a colaboração entre os diferentes atores políticos se mostra essencial para a realização de obras que impactarão positivamente a infraestrutura do estado.