Segundo as últimas simulações atmosféricas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, ao longo da próxima semana as chuvas devem diminuir e as temperaturas voltarão a subir, podendo superar os 30°C durante as tardes.
Nesta sexta-feira, em comemoração ao Dia da Mulher, o CGE prevê um dia quente desde a madrugada, com temperaturas em torno dos 20°C e céu nublado. A chegada da brisa marítima ao fim da tarde pode contribuir para a formação de nuvens carregadas, resultando em pancadas de chuva forte, raios e rajadas de vento. A máxima prevista para a tarde é de 28°C, com umidade do ar em torno de 60%.
Esse padrão climático se mantém ao longo do fim de semana, com calor e ar úmido favorecendo a formação de nuvens de chuva. O sábado e o domingo devem registrar pancadas moderadas a fortes entre a tarde e a noite, com potencial para alagamentos e quedas de árvores. As temperaturas variam entre 20°C e 30°C.
A previsão para março é de 178,5 mm de chuva em São Paulo, com um acumulado de apenas 38,6 mm até o momento. O CGE alerta para a situação no litoral norte, onde o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta laranja para acumulado de chuvas perigosas até o final da manhã desta sexta-feira.
Na região, as fortes chuvas têm causado transtornos como transbordamento de rios, alagamentos e queda de barreiras em rodovias. A Defesa Civil estadual orienta atenção especial, principalmente no Vale do Paraíba e no litoral, devido ao risco de acumulados significativos de chuva em solo já encharcado. Medidas preventivas e de segurança são recomendadas nessas áreas vulneráveis.