Integrar o Norte do Brasil: o papel estratégico do rádio no desenvolvimento e combate às desigualdades, defendem pesquisadores em debate vivo.

O Norte do Brasil enfrenta desafios significativos de infraestrutura, porém, o rádio tem se destacado como um aliado no desenvolvimento da região e na luta contra as desigualdades. Em uma transmissão ao vivo realizada na última segunda-feira (4), três pesquisadores em comunicação discutiram a importância do meio radiofônico nesse cenário.

O evento, intitulado “Rádio Nacional da Amazônia, presente e futuro: Desafios da radiodifusão pública na região Norte”, foi promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A discussão faz parte das comemorações dos 50 anos do Parque do Rodeador, complexo de transmissão em ondas curtas em Brasília, que abriga os transmissores da Rádio Nacional da Amazônia, a única emissora do país com alcance nacional e internacional.

Durante o evento, a professora Sonia Virgínia Moreira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o pesquisador André Barbosa Filho, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e o jornalista Thiago Regotto, gerente de rádios da EBC, ressaltaram a importância estratégica da Rádio Nacional da Amazônia e da radiodifusão em geral para a promoção da cidadania, mesmo em meio à era digital.

Sonia Virgínia Moreira destacou a necessidade de investimentos em infraestrutura de comunicação e políticas públicas permanentes para garantir que a rádio alcance regiões carentes de informação. Ela enfatizou a importância da criação de novas mídias locais para combater os chamados “desertos de notícias” e promover a interação entre as comunidades.

Por sua vez, André Barbosa Filho ressaltou que o potencial do rádio não foi afetado pelas tecnologias digitais e enfatizou a importância de aproveitar as múltiplas plataformas de transmissão. Ele destacou a relevância do rádio em alcançar públicos diversos e defendeu o papel do Estado na utilização do veículo como instrumento contra a exclusão social no Brasil.

Thiago Regotto, por sua vez, destacou a importância da Rádio Nacional da Amazônia na promoção da cultura local e na participação ativa dos ouvintes. Ele revelou que a EBC tem um projeto específico para a Região Norte e enfatizou a importância de enxergar o rádio sob múltiplos prismas.

Em resumo, a discussão evidenciou o potencial do rádio como ferramenta de inclusão e desenvolvimento na região Norte do Brasil, destacando a importância de investimentos e políticas públicas para fortalecer esse meio de comunicação tão relevante para a cidadania.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo