Para se inscrever e participar virtualmente de uma Audiência Pública, o processo é simples. Basta acessar o hotsite dedicado a Audiências Públicas, onde está disponível a lista com os debates agendados, contendo informações como data, horário, local, assunto e qual Comissão é responsável. Ao escolher o debate de interesse, o participante tem a opção de participar por videoconferência. É necessário preencher alguns dados obrigatórios, como nome completo, e-mail e telefone/WhatsApp, sendo que os campos “Entidade” e “Função” são opcionais. Vale ressaltar que todos os dados pessoais dos inscritos são confidenciais e não compartilhados com terceiros.
Durante a Audiência Pública, o tempo de fala de cada participante, seja online ou presencialmente, é limitado a 3 minutos. É importante ressaltar que manifestações desrespeitosas ou perturbadoras serão motivo para a remoção do participante do ambiente virtual, visando manter a ordem e a produtividade do debate.
Para os interessados em contribuir com propostas por escrito, também há essa possibilidade. Ao acessar a página das Audiências Públicas, há um formulário disponível para enviar sugestões, que serão encaminhadas aos vereadores e farão parte da documentação do debate.
A participação popular, seja de forma presencial ou virtual, nas Audiências Públicas da Câmara Municipal de São Paulo é uma forma eficaz de exercer a cidadania e contribuir com a construção de políticas públicas mais inclusivas e democráticas. Para mais informações sobre as Audiências Públicas e as Comissões da Câmara Municipal de São Paulo, é possível contatar as Secretarias das Comissões por e-mail ou acessar a agenda e registros das Audiências no site oficial.