Diesel verde, menos poluente, passará a ser comercializado pela Petrobras em São Paulo a partir de março

A partir da primeira semana de março, os consumidores de São Paulo terão acesso ao tão aguardado “diesel verde”, também conhecido como Diesel R5. A Petrobras fará a comercialização desse combustível considerado menos poluente, uma vez que emite menos gases do efeito estufa.

O anúncio da disponibilidade do diesel verde no maior mercado consumidor do país foi feito pela estatal na quinta-feira (29). Esse combustível é produzido através do coprocessamento de derivados de petróleo com matérias-primas de origem vegetal, como o óleo de soja. A Petrobras destaca que o diesel verde contém 95% de parcela mineral e 5% de parcela renovável, o que gera uma redução de pelo menos 60% nas emissões em comparação com o diesel convencional.

A companhia já comercializa o diesel verde na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, onde as vendas estão consolidadas. Agora, será a vez da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), localizada em Cubatão, São Paulo, iniciar a comercialização desse combustível sustentável.

Além dos benefícios ambientais, o diesel verde dispensa adaptações nos veículos e ainda oferece alta estabilidade e é isento de contaminantes, garantindo maior durabilidade e desempenho dos motores.

Vale ressaltar que a Petrobras está empenhada na transição energética, buscando produzir combustíveis mais sustentáveis. O Brasil ocupa a segunda posição como maior produtor mundial de biocombustíveis, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

O diretor de Comercialização, Logística e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, enfatiza que a comercialização do Diesel R5 em Cubatão é mais um passo da empresa na produção de combustíveis com conteúdo renovável, atendendo à demanda por soluções sustentáveis para a redução de emissões. As refinarias de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e de Paulínia, em São Paulo, também estão realizando testes para produzir o diesel verde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo