Chuva intensa causa alagamentos e desabamentos em São Luiz do Paraitinga e Paraibuna, São Paulo; 18 pessoas desabrigadas.

Na manhã deste sábado, 24 de julho, as cidades de São Luiz do Paraitinga e Paraibuna, localizadas na região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, foram atingidas por fortes chuvas que resultaram em alagamentos e desabamentos. A Defesa Civil estadual informou que, até o momento, 18 pessoas estão desabrigadas em São Luiz do Paraitinga, mas felizmente não houve registros de feridos.

São Luiz do Paraitinga, uma das cidades mais afetadas, teve 200 imóveis atingidos por inundações, afetando cerca de 600 pessoas. A Rodovia Nelson Ferreira Pinto (SP-153) precisou ser interditada por aproximadamente 12 horas, mas já foi liberada para o tráfego. Segundo a Defesa Civil municipal, o Rio Paraitinga atingiu seu pico na madrugada deste sábado, alcançando a altura de 5,30 metros acima da calha, e posteriormente começou a baixar lentamente.

Já em Paraibuna, as consequências das chuvas foram quedas de pontes, alagamentos de vias e deslizamentos de terra, resultando na cidade sendo tomada por lama. Apesar dos danos materiais, nenhum morador ficou desabrigado. A Defesa Civil do Estado de São Paulo afirmou que equipes estão em ação realizando vistorias e monitorando a situação, contabilizando os prejuízos causados.

A pasta também está prestando apoio às famílias afetadas, fornecendo kits de limpeza e itens de primeira necessidade. A solidariedade e a atuação rápida das autoridades estão sendo fundamentais para minimizar os impactos dessas adversidades naturais e auxiliar a população que enfrenta momentos difíceis devido às intempéries climáticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo