Senado Federal prepara série de eventos e atividades comemorativas para celebrar seus 200 anos de criação em 2024.

O Senado Federal se prepara para a comemoração do bicentenário, que será celebrado em 2024 com uma série de eventos legislativos e culturais. A programação inclui um espetáculo musical com o maestro João Carlos Martins e um seminário internacional sobre Democracia e Novas Tecnologias, além de diversas outras atividades.

No dia 5 de março, autoridades e personalidades de destaque serão agraciadas com medalhas comemorativas com caráter numismático, como forma de reconhecimento ao apoio às atividades legislativas e políticas realizadas no âmbito do Senado. As medalhas terão como tema principal “As Casas do Senado” e serão cunhadas em três diferentes tipos de materiais nobres: prata dourada, prata e bronze.

No dia 25 de março, uma sessão especial será realizada com a presença de autoridades dos três Poderes e representações estrangeiras, marcando também o lançamento de um selo comemorativo em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

A programação, planejada pela Comissão Curadora das comemorações do bicentenário e presidida pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), inclui ainda o lançamento do Almanaque da Cidadania, produzido pelo cartunista Maurício de Souza, e a estreia de conteúdos especiais nos veículos de comunicação da Casa e nas redes sociais.

Outros eventos incluem a realização de exposições, distribuição de material didático em todo o país, lançamento de publicações e republicação de obras importantes, como a nova edição da Coleção Constituições Brasileiras, voltada para o público infantil, e o lançamento do livro Senadoras: dados biográficos, reunindo as biografias de todas as senadoras.

Além disso, o Senado distribuirá material didático para alunos do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas de todo o país e lançará uma biblioteca legislativa em áudio com 12 títulos, entre outras iniciativas.

Exposições também estão previstas, incluindo uma que resgata o valor histórico do Plenarinho, conjunto de peças do mobiliário histórico do Senado, que foi revitalizado. A mostra também destacará a história do Senado e estimulará a conscientização e a valorização cultural.

O programa de visitação às instalações do Senado Federal estará centrado nas comemorações dos 200 anos, com intervenção artística de personagens marcantes da história do Senado Federal durante a visitação.

Por fim, o programa Jovem Senador fará parte das comemorações, com a edição deste ano tendo como tema “Os 200 anos do Senado e os Desafios para o Futuro da Democracia”. O programa é direcionado a estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país e seleciona 27 alunos para passarem uma semana em Brasília, explorando e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo