Comprova: Investigação desmente viral que sugere uso de vinagre no combate à dengue; Ministério da Saúde reforça medidas preventivas.

O Comprova, equipe especializada em checagem de conteúdos suspeitos, investigou um vídeo que viralizou nas redes sociais mostrando um homem utilizando vinagre para afastar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A publicação acumulou milhares de visualizações e curtidas até o dia 16 de fevereiro, com diversas contas no TikTok replicando o conteúdo e alcançando centenas de visualizações.

Para verificar a veracidade do vídeo, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, afim de constatar se o homem mostrado no vídeo tinha alguma relação com o Comitê Intersetorial para Controle da Dengue e se as recomendações estavam de acordo com as diretrizes da pasta para a população do município. Além disso, foram realizadas buscas por orientações do Ministério da Saúde sobre o combate e prevenção da dengue, dados sobre a doença e informações sobre a vacina.

A investigação apontou que o vídeo já circulava nas redes sociais desde 2020 e já havia sido desmentido por outros veículos. Com isso, foi possível confirmar que o uso de vinagre para afastar o Aedes aegypti não tem eficácia comprovada.

Segundo o Ministério da Saúde, a dengue é uma doença febril aguda que pode progredir para formas graves, inclusive resultando em óbito. No Brasil, foram registrados mais de 500 mil casos prováveis de dengue, com dezenas de mortes pela doença confirmadas e outras em investigação até a data da verificação.

Em relação à vacina contra a dengue, ela foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e entrou no Calendário Nacional de Vacinação, priorizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo com maior risco de agravamento da doença. Além disso, um estudo em parceria com a Fiocruz e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro vai avaliar a eficácia da vacina na população adulta.

O Ministério da Saúde e especialistas da área ressaltam que, mesmo com a vacina, o controle do Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e combate da dengue e outras arboviroses urbanas. Recomenda-se ações preventivas, como o uso de telas nas janelas, repelentes em áreas de transmissão reconhecida e a remoção de recipientes que possam servir de criadouros de mosquitos. Medidas como a vedação de reservatórios de água e a desobstrução de calhas, lajes e ralos também são importantes para evitar epidemias no futuro. A vacinação e a prevenção através dos métodos citados são fundamentais para o controle e combate eficaz da dengue e de outras arboviroses urbanas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo