Ativistas do Ultima Generazione cobrem obra de Botticelli com imagens de desastres naturais em protesto em Florença.

Na última terça-feira (13), um grupo de ativistas do movimento ambientalista Ultima Generazione causou alvoroço ao realizar um protesto na Gallerie degli Uffizi, em Florença. O alvo da manifestação foi o famoso quadro “O Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli, que foi coberto com imagens de desastres naturais causados pelas mudanças climáticas, em especial, fotos de uma cidade toscana devastada por inundações no ano passado.

Apesar do teor impactante das imagens, os ativistas não colaram diretamente as fotografias sobre a tela, uma vez que a obra é protegida por uma película de vidro. O episódio na Gallerie degli Uffizi não foi um caso isolado, pois em janeiro deste ano, duas ativistas também chamaram a atenção ao jogar sopa no quadro da icônica “Mona Lisa”, de Leonardo Da Vinci, no Museu do Louvre, em Paris, na França. As mulheres defenderam a alimentação sustentável após invadirem uma área isolada e exibiram uma camiseta com os dizeres “Resposta Alimentar”.

Curiosamente, em 2022, o quadro da “Mona Lisa” também foi alvo de outro ataque, desta vez por um visitante disfarçado com uma peruca e uma touca, que jogou algo parecido com uma torta na obra, que felizmente não a atingiu diretamente. O mesmo ocorreu em outubro do mesmo ano com o quadro “Girassóis”, de Vincent Van Gogh, que foi alvo de ativistas que jogaram um pacote de sopa de tomate na pintura para chamar atenção e pressionar o governo do Reino Unido a decretar o fim do uso de combustíveis fósseis.

Esses protestos vêm chamando a atenção para a urgência das questões ambientais e têm se tornado cada vez mais comuns em espaços de arte e cultura. As manifestações impactantes têm gerado debates sobre a relação entre os protestos e as medidas necessárias para enfrentar as mudanças climáticas. Ações como essas têm o potencial de sensibilizar o público e as autoridades sobre a importância de preservar o meio ambiente e buscar soluções sustentáveis para as questões climáticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo