Carnaval 2024: Campanhas federais e do Conselho Nacional de Justiça pregam respeito, diversão e conscientização nas festividades.

A festa de carnaval está prestes a começar oficialmente no sábado (10), mas os foliãs e foliões já estão se divertindo fantasiados pelas ruas de diversas cidades brasileiras desde o último final de semana. Porém, esse ano, a mensagem é clara: o carnaval pode ser de alegria, mas também será de respeito e cuidado, sem espaço para assédio, desrespeito ou violações de direitos.

Duas campanhas de conscientização foram lançadas para o período, uma pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e outra pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O cantor e compositor Saulo Fernandes é o embaixador da campanha federal, incentivando os foliões a denunciarem possíveis casos de violações de direitos humanos através do Disque 100. Em Salvador, na Bahia, o trio elétrico do intérprete trará mensagens de conscientização sobre a importância de proteger o público infanto-juvenil.

O Disque 100 é gratuito e pode ser acionado pelo site oficial, pelo Telegram e pelo WhatsApp. As violações que devem ser combatidas incluem violência sexual contra crianças e adolescentes, abuso e/ou venda de álcool e outras drogas, trabalho infantil, situações de negligência e desaparecimento de pessoas.

Outra campanha, promovida pelo CNJ, é o Bloco do Respeito, que incentiva a curtição sem assédio e com respeito à diversidade. A iniciativa busca conscientizar e prevenir situações de assédio e outras violências durante as festividades, enfatizando a importância da igualdade e do respeito aos direitos de todas as pessoas. A hashtag #BlocoDoRespeito traz informações sobre serviços oferecidos aos foliões pelo Poder Judiciário para buscar ajuda, além de alertar sobre as consequências de condutas ilegais, principalmente relacionadas ao assédio e outras violências.

O CNJ também conta com parcerias com artistas e influenciadores brasileiros, incluindo a cantora Daniela Mercury e o DJ Alok, ambos embaixadores do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário e apoiadores do #BlocoDoRespeito.

Em resumo, o carnaval está chegando com a mensagem de diversão, mas também de respeito, cuidado e conscientização. As campanhas visam garantir um ambiente seguro e saudável para todos os foliões, reforçando a importância de denunciar e combater violações de direitos em meio à festividade. Que a alegria do carnaval seja completa, mas, acima de tudo, que seja responsável e respeitosa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo